Ementa das Provas

Língua Portuguesa

Conhecimentos de gramática textual:
- Análise e compreensão de textos em prosa e verso, ficcionais e não ficcionais;
- Relações entre as partes do texto;
- Intertextualidade; estrutura textual (tipologia textual: narração, descrição e dissertação; gêneros textuais envolvidos: crônica, conto, HQ, charge, propaganda, notícia e artigo de opinião);
- Identificar a ideia principal e os elementos que a compõem;
- Identificar as ideias secundárias e os elementos que as compõem;
- Identificar e caracterizar o espaço físico em que se desenrolam os fatos;
- Identificar e caracterizar os personagens física e psicologicamente;
- Identificar as estratégias argumentativas;
- Adequação discursiva ao contexto (modalidade escrita e modalidade oral; registro coloquial e
culto);
- Denotação e conotação;
- Identificar o significado de palavras e expressões no contexto;
- Interpretar o significado de frases e parágrafos;
- Interpretar o uso das linguagens verbal, não verbal e mista.

Conhecimentos de gramática normativa:
- Identificar marcas de oralidade em textos escritos;
- Teoria da Comunicação: elementos e funções da linguagem;
- Fonética e fonologia;
- Classificação das palavras;
- Estrutura das palavras;
- Processos de formação e significação das palavras;
- Análise morfossintática de termos essenciais, integrantes, acessórios e isolados da oração;
- Análise do período simples e do período composto;
- Coordenação e subordinação;
- Estilística: valores semânticos, figuras e vícios de linguagem;
- Pontuação: regras básicas e emprego expressivo;
- Crase;
- Sintaxes de concordância, regência e colocação;
- Sinônimos e antônimos;
- Parônimos e homônimos;
- Operações básicas de concordância;
- Ortografia: emprego de M, N, Z, S, SS, Ç, X, CH, G e J; uso dos porquês; de “onde” e “aonde”,
“mas” e “mais”, “senão” e “se não”, “há” e “a”;
- Tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre);
- Acentuação das palavras: regras gerais relacionadas com a tonicidade.

Matemática

Números e operações:
- Compreender o sistema de numeração decimal e suas características;
- Reconhecer os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais e suas características;
- Reconhecer os números fracionários e decimais e sabendo fazer as transformações entre eles;
- Comparar e localizar, na reta numérica, os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais;
- Aplicar as operações com números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) a expressões ou
situações-problema;
- Reconhecer os múltiplos e divisores de um número natural;
- Resolver situações-problema que envolvam o conceito de porcentagem, equações do 1º grau,
inequações do 1º grau e sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis;
- Resolver situações-problema por meio do raciocínio lógico matemático;
- Resolver situações-problema que envolvam produtos notáveis e suas fatorações.

Espaço e forma:
- Reconhecer e classificar ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo;
- Resolver situações-problema que envolvam ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos,
circunferência e círculo;
- Operar com medidas de ângulos;
- Reconhecer figuras bidimensionais e tridimensionais;
- Calcular o perímetro e a área de figuras planas.

Grandezas e medidas:
- Compreender o sistema métrico decimal e suas unidades fundamentais;
- Estabelecer relações entre as unidades de medida;
- Operar com o sistema de unidade de tempo e o sistema monetário vigente;
- Determinar o volume de sólidos (cubos e paralelepípedos);
- Resolver situações-problemas que envolvam razões, grandezas diretamente e inversamente
proporcionais.

Tratamento da informação:
- Ler e interpretar gráficos e tabelas;
- Observar as tendências de uma sequência e prever possibilidades de ocorrência de dado evento;
- Trabalhar com árvores de possibilidades;
- Utilizar as medidas de tendência central (médias, moda e mediana).

© Copyright 2024 Centro Educacional Betel - Todos os Direitos Reservados.